Translate

04 março 2011

Black Sabbath

A História da Banda

Black Sabbath banda de heavy metal formada no ano de 1968. Sua formação original é composta por Ozzy Osbourne (vocal), Tony Immoi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria).Posteriormente, houve inúmeras mudanças na banda, e Tony Iommi era o único componente fixo.
Embora às vezes, sejam rotulados (Butler definiu a banda uma vez como blues pesado e distorcido). 
Black Sabbath é considerado um dos primeiros grupos de heavy metal da história.
De 1970 a 2000, foram vendidos mais de cem milhões de cópias dos álbuns, tornando o Black Sabbath uma das mais bem sucedidas bandas de heavy metal.

Mas vamos ao início de tudo. 
Em 1966


O  Black Sabbath surgiu no ano de 1966 em uma localidade de  Birmingham, Inglaterra .
A história começou quando o guitarrista Anthony ''Tony Iommi'' e o baterista Willian ''Bill Ward'' (ambos do grupo Mithology) leram em uma loja, o anúncio de um cantor que foi à procura de músicos para formar uma banda. O cantor era Jonh ''Ozzy Osbourne'' que estudou na mesma escola que Tony Iommi e Bill Ward. Ozzy e decidiram formar um complexo musical e leva ao grupo, outros dois músicos que tinham tocado com ele na banda Rare Breed: os guitarristas Terence ''Geezer Butler'' e Jimmy Phillips.
Mais tarde, Butler assumiu o papel de baixista, A banda escolheu o nome inicialmente de Polka Tulk Blues Band e encurtado depois para Polka Tulk, e começou a construir um repertório, a princípio de blues. Mais tarde, Clarke e Phillips saem do grupo e o restante dos membros decidiram alterar a denominação para Earth. A formação se exibe em vários locais, tocando covers de Jimi Hendrix, Blue Cheer, Cream e The Beatles, e gravam a primeiro demo em 1968.



1970


O primeiro trabalho, Black Sabbath, foi um grande sucesso (oitavo lugar nas classificações inglesas) devido, a grande parte, da atmosfera das composições como "Black Sabbath", "The Wizard" e "N.I.B". O disco para muitos, foi a inauguração de um Rock mais original, tanto no sentido sonoro, como no sentido pesado e distorcido; quanto no que se refere às letras.
A música do Sabbath a princípio tinha características semelhantes, as de outra banda da época .mas com o tempo a banda investiu em um som mais pesado e com temáticas mais obscuras, com referências explícitas a "demônios" e temas envolvendo ocultismo, que era uma novidade e uma polêmica nessa época.
Graças a sua persistência nessa proposta, foi em grande parte uma das bandas responsáveis por impulsionar e perpetuar o universo do heavy metal.



O próximo álbum, Paranoid, Também de 1970 até hoje é o maior sucesso comercial do grupo (primeiro nas colocações inglesas; sete discos de platina e um de ouro), é considerado de grande importância para as bases do heavy metal.
Esse trabalho  foi além da atmosfera sombria das músicas com temas mais maduros. "War Pigs", por exemplo, é uma crítica a políticos considerados responsáveis pelos horrores da guerra e "Iron Man" tem um texto puramente ciência e ficção.




1971


Em 1971, Black Sabbath lança seu terceiro disco, Master of Reality, Provavelmente foi o álbum mais obscuro da banda. Este trabalho, junto com o Black Sabbath e Paranoid, é considerado o álbum que inspirou as bandas de Metal. Além de canções do estilo Sabbath como "Chidren of the Grave" e "After Forever"(curiosamente acusada de blasfêmica, apesar de ter uma forte tendência cristã).
Nota-se que o disco possui uma inovação interessante. Iommi toca com a guitarra em dó sustenido (um tom e meio abaixo da afinação tradicional), assim como Butler no baixo. Essa mudança, segundo declaração do guitarrista, foi feita por dois motivos: para se adaptar ao estilo vocal de Ozzy e para dar um som mais pesado para a sua música.


1972

 
O álbum seguinte, Black sabbath vol:4 de 1972, revelou a primeira de várias alterações no som da banda, devido a uma clara influência do ''rock progressivo''. Um dos pontos fortes do álbum e a Músicas ''Changes'', onde Ozzy canta acompanhado por piano. A canção é um exemplo de como o som da banda tava evoluído, mas canções como "Tomorrow´s Dream", "Snowblind" e "Supernaut" ainda mostram seu lado musical mais profundo.


1973

 
Em 1973, a banda lança Sabbath Bloody Sabbath, com a atmosfera caracterizada pelo rock progressivo ainda mais visível. Entre as canções mais claramente progressistas pode citar a "Spiral Architect" e "A National Acrobat", mas ainda faltava o "clássico", com uma boa formação de "Sabbath Bloody Sabbath" e "Killing Yourself to Live". O disco foi outro grande sucesso e considerado um ponto importante na carreira artística.
Neste período, houve uma série de acontecimentos na banda. Todos os membros tiveram sérios problemas de dependência de drogas, em especial Osbourne e Ward que, após afirmar que, fizeram uso de LSD todos os dias por mais de dois anos.



1975


Uma mudança de gravadora (da Vertigo para a Warner) tinha atrasado o lançamento do seu novo álbum, Sabotage, lançado somente em 1975. Do ponto de vista musical, o álbum é um dos mais variados do grupo, alternando as canções de heavy metal como "Hole in the Sky" e "Symptom of the Universe", para o canto gregoriano de "Supertzar", e som  pop rock de "Am I Going insane (Radio)".



1976


O próximo álbum, Techical Ecstasy de 1976, Tem um som mais flexível e a presença de maestro e sintetizadores musicais. Embora alguns considerem positivamente o disco como muito ambicioso e inovador, que ajudou a desiludir os fãs do estilo inicial do grupo.
Em 1977, após a turnê de Technical Ecstasy, Ozzy deixou o grupo, devido a morte do seu pai, além dos problemas com a sua dependência de álcool e drogas.



1978

O declínio e a despedida de Ozzy Osbourne 

No momentâneo regresso de Ozzy Osbourne para a gravação do album de 1978, Never Say Die!; Este trabalho segue na mesma propostas do álbum anterior, com sons eletrônicos e experimentais. A resposta do público foi relativamente negativa, apesar de apresentar boas músicas como "Junior's Eyes" , "Hard Road" e ''Never Say Die!'', sendo a Faixa titulo, a única a desfrutar de uma boa popularidade entre os seus fãs. Em 1979, devido à conflito com os membros da banda, Ozzy foi despedido pelo seu abuso de drogas e álcool. Após a saída de Ozzy, o grupo não apresentou uma formação sólida.

 


A partir daqui se Inicia a fase sem Ozzy, porém o Black Sabbath prossegue com discos surpreendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário